• Imagem logo

Laboratórios e núcleos de pesquisa

Os Laboratórios e núcleos de pesquisa são vinculados aos Departamentos aos quais os professores coordenadores e pesquisadores pertencem.

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA (GEPENH)

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História - GEPENH, tem por finalidade discutir temas pertinentes ao Ensino de História e Formação de Professores suas duas linhas de Pesquisas. Buscamos analisar e refletir sobre a dinâmica social e a sua relação direta com o processo de formação e atuação profissional do professor, buscando compreender o ensino de História no contexto dos acontecimentos vendo no seu ensino um papel relevante na superação da exclusão social, na construção da cidadania e na emancipação social e política dos sujeitos históricos.

Coordenação: Prof. Dr. Carlos Augusto Lima Ferreira  (DEDU) e Profa. Dra. Lívia Dias de Azevedo (DEDU)

 

GRUPO DE PESQUISA “GÊNERO, CULTURA, PODER E TERRITÓRIOS”

Esse grupo faz parte do GT de Gênero da ANPUH-Ba e da Linha de Pesquisa Gênero, História, Cultura, tendo por objetivo propiciar discussão teórica e metodológica sobre Gênero, História, sexualidade e Relações de Poder. Cadastrado no CNPQ como Grupo de Pesquisa (GÊNERO, CULTURA, PODER E TERRITÓRIOS), propõe investigações de caráter interdisciplinar de temas relacionados à Gênero, cultura, poderes e territórios circunscritos à História do Brasil entre os séculos XVI ao Tempo Presente, abrigando análises históricas e interdisciplinares das manifestações do poder e dos contra poderes, articulando aos conceitos de território, classe, gênero, poder, sexualidade, raça e etnia.

Coordenação (na UEFS): Profa. Dra. Maria Aparecida Prazeres Sanches (DCHF)

 

GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE GÊNERO NINA SIMONE

Grupo de estudos que desenvolve atividades interdisciplinares acadêmicas e de extensão sobre as questões de gênero que ocorrem na sociedade. Portanto, não envolve apenas a comunidade acadêmica, mas também os demais membros da sociedade.

Coordenação: Profa. Dra. Andréa da Rocha Rodrigues Pereira Barbosa (DCHF)

 

GRUPO DE PESQUISA “HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E CULTURA ESCOLAR” (HISTEICE)

O Grupo de Pesquisa HISTEICE - História da Educação, Infância e Cultura Escolar, tem por objetivo agregar pesquisas que discutam temas sobre História da Educação no âmbito da infância e cultura escolar. Possui o projeto Institucional/Resolução CONSEPE nº. 066/2010, “Escolarização e Formação Profissional em Feira de Santana - 1909 / 1960 a Escola Normal da Feira e o Colégio Santanopólis”, que agrega professores pesquisadores com subprojetos de pesquisas e bolsas de Iniciação Científica. Linhas de Pesquisa: Instituições Escolares e Sujeitos: enfoca a investigação de processos de escolarização em instituições ou através de sujeitos escolares em Feira de Santana e demais regiões baianas; Práticas Escolares e de Ensino: enfoca a pesquisa sobre práticas escolares e processos de ensino em Feira de Santana e demais regiões baianas.

Coordenação: Profª Drª Ione Celeste Jesus de Sousa (DCHF) e Profª Msa. Gilmara Ferreira de Oliveira Pinheiro (DEDU)

Contatopesquisahisteice@gmail.com


CENTRO DE PESQUISAS DA RELIGIÃO PROF. JOÃO DIAS DE ARAÚJO (CPR)

Criado em 2000, o CPR reúne pesquisadores e estudiosos das diversas manifestações religiosas, que formam o cenário religioso brasileiro. Organiza-se em torno de duas grandes linhas de pesquisa: Antropologia da Religião e História das Religiões. Congregando professores, estudantes, funcionários da UEFS e pessoas da comunidade externa, o CPR reúne, sistematicamente, em encontros semanais, que objetivam a discussão de textos e os projetos pessoais de todos os participantes, os quais são lidos e comentados, visando à troca de ideias, a crítica e a contribuição qualitativa.

 Coordenação: Profa. Dra. Elizete da Silva (DCHF)

 

CENTRO DE ESTUDOS DO RECÔNCAVO (CER)

O CER – Centro de Estudos do Recôncavo é um núcleo de estudos e pesquisas ligado ao Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (DCHF/UEFS). Criado em 1997, o referido núcleo vem desde então realizando atividades de pesquisa e extensão na área das ciências humanas (História, Antropologia e Sociologia), que tem resultado em produtos tais como: trabalhos de levantamento de fontes históricas; ações de extensão em municípios do entorno da Baia de Todos os Santos; realização de seminários e palestras sobre temas diversos, tais como: alimentação e cultura, história colonial, cultura e sociedade na Baia de Todos os Santos, etc.; além de publicações associadas a essas atividades e suas temáticas.

Coordenação: Prof. Ms. Caio Figueiredo Fernandes Adan (DCHF)

Contato: cer.uefs@gmail.com

 

GRUPO DE PESQUISA EM HISTÓRIA ECONÔMICO-SOCIAL DA BAHIA (GPHESB)

O Grupo de Pesquisa em História Econômico-Social da Bahia (GPHESB), séculos XVI ao XIX reúne pesquisadores que abordam as estruturas e dinâmicas econômicas e sociais no Brasil colonial e imperial, a partir de diferentes matrizes teóricas e perspectivas historiográficas, fomentando discussões teórico-metodológicas capazes de acolherem e promoverem renovações da problemática epistemológica e das categorias analíticas. Agrega duas linhas de pesquisa: "Riqueza e elites na Bahia" e "Instituições administrativas e econômicas na Bahia colonial". A primeira, tendo as elites econômicas como eixo principal de análise, desenvolve pesquisas acerca da riqueza produtiva, mobiliária, contemplando o comércio e o crédito, a riqueza cotidiana, compreendendo a vida material e, por fim, a acumulação e distribuição de riqueza. A segunda, "instituições administrativas e econômicas na Bahia colonial", dedica-se à investigação das estruturas e funcionamentos de instituições cimeiras da capitania, nomeadamente, a Santa Casa de Misericórdia, a Mesa de Inspeção, a Alfândega, a Casa da Moeda, a Junta de Arrecadação e Administração da Real Fazenda e a Intendência da Marinha e Armazéns Reais do Arsenal da Bahia. Utiliza-se uma variada gama de fontes, tais como inventários, testamentos, escrituras públicas, processos judiciais, registros contábeis, registros paroquiais, atas e cartas do Senado da Câmara de Salvador, documentos avulsos do Arquivo Histórico Ultramarino, relatório dos presidentes de Província, entre outros.

Coordenação: Prof. Ms. Augusto Fagundes da Silva dos Santos (DCHF)

 

LECADIA - LABORATÓRIO DE ESTUDOS CONEXÕES ATLÂNTICAS: DIÁSPORAS INDÍGENAS E AFRICANAS

Coordenação: Profa. Dra. Adriana Dantas Reis (DCHF)

Recomendar esta página via e-mail: