• Imagem logo

Grade curricular

FLUXOGRAMA:

 

 Primeiro Semestre

Segundo Semestre

Terceiro Semestre


EHB001 – Teoria e Métodos da Pesquisa em História

EHB003 – Historiografia sobre a Bahia
 
EHB013 –História da Educação e Ensino de História



EHB011 – Seminário I: Etnicidade, Relações Raciais, Cultura e Memória

EHB012 – Seminário II: Religião e Religiosidades na Bahia

EHB006 – Seminário III: História e Gênero

EHB009 – Orientação Monográfica I 

EHB010 – Orientação Monográfica II


EMENTÁRIO:

 

EHB001 – Teoria e Métodos da Pesquisa em História (60h = 4 créditos)


Ementa: A produção do conhecimento histórico. As recentes discussões teórico-metodológicas no campo da História. Perspectivas e problemas propostos pela produção historiográfica contemporânea. Abordagens teórico-metodológicas na historiografia brasileira da atualidade. O projeto de pesquisa em História.

 

EHB003 – Historiografia sobre a Bahia (60h = 4 créditos)


Ementa: A consolidação do campo historiográfico na Bahia: tradições, instituições e atores. Unidade e diversidade na escrita da História da Bahia. A produção historiográfica sobre e na Bahia: campos, abordagens e temporalidades. Análise de alguns trabalhos em história da Bahia, a partir de recortes temáticos. Desafios e possibilidades para o ensino de História da Bahia.


EHB006 – Seminário III: História e Gênero (60h = 4 créditos)


Ementa: O conceito de gênero em diálogo interdisciplinar. As relações entre gênero e história, as reflexões sobre a historiografia baiana. As relações de gênero numa abordagem interseccional (sexo, raça/etnicidade, classe e idade). A formação do professor e a pratica docente no que concerne às questões de gênero e a diversidade sexual no cotidiano escolar e nos processos de construção identitária.

 

EHB009 – Orientação Monográfica I (30h = 2 créditos)


Ementa: Orientação individual para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Definição do objeto de pesquisa e das fontes de pesquisa. Realização de levantamento bibliográfico e estudo orientado da bibliografia.

 

EHB010 – Orientação Monográfica II (60h = 4 créditos)


Ementa: Orientação individual para desenvolvimento do projeto de pesquisa. Pesquisa documental e análise das fontes coletadas. Elaboração do plano de redação da monografia. Redação do trabalho final.


EHB011 – Seminário I: Etnicidade, Relações Raciais, Cultura e Memória (60h = 4 créditos)


Ementa: Conceitos de cultura, identidade(s), etnia, etnicidade, cor, relações raciais e étnico-raciais, descendência e pertencimento racial/étnico. Polissemia e deslocamentos nas proposições teóricas e nas incorporações pelos sujeitos nos processos sócio-históricos-políticos. Sua articulação com as noções de memória, classe, gênero, origem espacial e territórios culturais/de identidade. Recepção, apropriação e usos na produção do conhecimento histórico sobre/na Bahia e no ensino de História

 

EHB012 – Seminário II: Religião e Religiosidades na Bahia (60h = 4 créditos)


Ementa: Religião e religiosidade, suas práticas e relações culturais, sociais, políticas e educacionais na Bahia. A formação dos campos religiosos: católico, protestante, espírita, religiões afro-indígenas. Cultura escolar e educação religiosa.


EHB013 –História da Educação e Ensino de História (60h = 4 créditos)


Ementa: Historicidade das instituições de ensino, práticas educativas e culturas escolares. Formas de constituição do ensino de História em espaços formais e não-formais. Formação inicial e continuada dos professores de história e práticas docentes. Estruturação dos currículos, produção e uso de materiais didáticos. Espaços públicos de produção dos saberes históricos. Educação Histórica, Educação Ambiental e Educação Patrimonial como objeto de pesquisa.


*Currículo aprovado por meio da Resolução CONSEPE 090/2021, de 06 de setembro de 2021. Acesse.
Recomendar esta página via e-mail: