CICLO DE DEBATES: BNCC DE HISTÓRIA NOS ESTADOS

CICLO DE DEBATES "BNCC DE HISTÓRIA NOS ESTADOS: O FUTURO DO PRESENTE" (ATIVIDADE DE EXTENSÃO)
De 20 de agosto a 15 de dezembro de 2020 - quintas-feiras, a partir das 18h, através do Youtube.
Apresentação
O Ciclo de Debates BNCC de História nos Estados é uma iniciativa de um grupo de professores/as e pesquisadores/as da área de Ensino de História de três IES (UEPG, UEFS e UNIFESP) para uma discussão acerca dos encaminhamentos realizados nos estados e no Distrito Federal para produção dos documentos curriculares de “implementação da BNCC”. O evento reunirá especialistas da área de História de cada unidade da federação para discutir o documento local, entender seu processo de produção, analisar seu conteúdo, debater as estratégias de implementação mobilizadas por cada secretaria e avaliar quais serão seus impactos na formação de professores e na produção de materiais didáticos.
Público-alvo
Professores da Educação Básica; graduandos dos cursos de Licenciatura/Bacharelado em História; pós-graduandos em História e do Mestrado Profissional do Ensino de História.
Inscrições
Para se inscrever no evento, basta preencher o formulário disponível no link.
Carga horária/certificação
Serão ao todo 10 (dez) sessões, com uma carga horária total prevista de 20h (vinte horas). Para receber a certificação não é obrigatória a participação em todas as sessões: a carga horária certificada corresponderá ao número efetivo de presenças registradas às sessões.
A emissão dos certificados, com valor de atividade de extensão, ocorrerá somente ao final do ciclo e após encerramento dos trâmites internos junto à instituição certificadora (UEPG). No momento oportuno, os certificados poderão ser obtidos através do seguinte link.
Programação
Consulte aqui as/os palestrantes e datas confirmadas/os.
Documentos curriculares
Consulte aqui os documentos curriculares por estado.
Justificativa
A Base Nacional Comum Curricular foi aprovada em 2018. Desde então, o Ministério da Educação criou um programa denominado de ProBNCC para disponibilizar ferramentas e material de apoio às secretarias de educação de estados e do Distrito Federal para a (re)elaboração da Base nas redes de ensino de todo o Brasil. Como resultado, no ano de 2019, a maioria absoluta dos estados da federação e Distrito Federal elaborou documentos curriculares específicos para suas redes de ensino, as BNCC ou Referenciais estaduais, contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Estes documentos serão utilizados pelas redes para balizar a educação ofertada, produzir materiais didáticos e orientar a formação de professores. Atualmente, eles estão em processo de discussão e implementação. O escopo do evento é elucidar como se deu o processo de produção do documento, avaliar criticamente o conteúdo proposto, e identificar as estratégias mobilizadas pelas secretarias para sua implementação nas redes de ensino, tendo como foco identificar qual foi e tem sido a participação nesse processo dos docentes e da comunidade escolar. Além disso, nos interessa entender e avaliar os possíveis impactos desses documentos curriculares na produção de materiais didáticos e nos processos de formação inicial e continuada dos docentes. Nosso recorte será a disciplina de História, que tem sido objeto ao longo de sua trajetória na cultura escolar de inúmeras controvérsias relacionadas à critérios de seleção e organização de conteúdos de ensino, de metodologias, e processos de avaliação. Dessa forma, esperamos que o evento promova a explicitação desse processo de produção curricular, permita avaliar o grau de participação docente e da comunidade, indique possíveis problemas, virtudes e impactos que os documentos prescritivos e as estratégias de implementação podem trazer para o ensino de História, desde sua prática na vida escolar até a formação de professores.
Coordenação
Prof.ª Dr.ª Angela Ribeiro Ferreira (UEPG)
Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello (UEPG)
Prof. Dr. Carlos Augusto de Lima Ferreira (UEFS)
Prof. Dr. Antonio Simplício de Almeida Neto (UNIFESP)
Prof. Ms. Caio Figueiredo Fernandes Adan (UEFS)