• Imagem logo

Histórico

Criado em 2001 – tendo  recentemente completado, portanto, 20 anos de existência – e atualmente em sua 8ª turma, o curso de Especialização em História da Bahia ancora-se em uma tradição ainda anterior de formação pós-graduada no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF-UEFS), em cujas origens encontra-se o curso de Especialização em Teoria e Metodologia da História, oferecido entre os anos de 1995 e 2001, e de destacado papel no processo de formação de professores que hoje atuam em diferentes instituições de ensino superior estabelecidas, sobretudo, no interior do estado.
 
A partir de 2010, a consolidação do Mestrado Acadêmico em História (PGH-UEFS, criado em 2007), num contexto de expansão e interiorização do sistema de pós-graduação no país, tendeu a absorver boa parte do seu tradicional público-alvo, composto por alunos recentemente egressos da graduação e desejosos de aperfeiçoar sua formação acadêmica, especialmente com vistas à atuação no ensino superior, convidando assim o curso a repensar seu papel social e institucional.
 
Julgou-se necessário, então, reformulá-lo, de modo a atender a um novo público, buscado, basicamente, entre professores da rede de educação básica, até então carente de opções de formação pós-graduada, especialmente em instituições de ensino superior públicas. Assim é que, por meio de sucessivas reformas curriculares, tem-se buscado permanentemente sua atualização, a fim de adequá-lo às necessidades do público-alvo almejado, de modo a oferecer uma formação crítica e atualizada no campo da História (e, muito particularmente, da História da Bahia), sem descuidar dos desafios próprios à prática do Ensino de História, especialmente nos níveis escolares fundamental e médio.
 
Seus mais recentes ajustes curriculares, por exemplo, realizados nos anos de 2019 e 2021, visaram ajustar a carga horária do curso às exigências requeridas para os cursos de pós-graduação lato sensu, assim como às demandas do público-alvo pretendido. Neste sentido, e a fim de facilitar a conciliação das atividades do curso com as demandas inerentes ao cotidiano profissional de seu alunado, optou-se por converter 50% da carga horária do curso em atividades de caráter não-presencial, a serem realizadas por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
 
O último processo seletivo, realizado no inicio de 2021, selecionou uma nova turma, atualmente em curso. Há previsão de lançamento de um novo edital ao longo do ano de 2023. Maiores informações podem ser obtidas no link Processo seletivo.

Recomendar esta página via e-mail: